Opinião

O trilema da energia e a urgência da transformação digital: debates da CERAweek

A execução de estratégias de transformação digital para as empresas de energia se tornou vital para que a equação do trilema sustentabilidade ambiental, segurança energética e acessibilidade à energia confiável seja resolvida com a urgência que o setor e a sociedade necessitam para impulsionar o crescimento e a prosperidade global

Por Victor Venâncio

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O CERAweek 2023, evento Global promovido pela S&P Global Inc. 1, realizado em Houston na primeira semana de março, representa um dos principais fóruns para debates estratégicos sobre demandas atuais, cenários futuros e soluções emergentes para o setor de energia, trazendo ao diálogo lideranças empresariais e acadêmicas, formuladores de políticas e executivos atuantes nas áreas de negócios, finanças, ESG, tecnologia, inovação entre outras.

Este ano, o trilema da sustentabilidade ambiental, segurança energética e acessibilidade à energia confiável dominaram os debates em função do cenário pós pandemia, guerra na Ucrânia, imperativo pela transição energética conforme compromissos de emissões líquidas zero de gases do efeito estufa até 2050 e das demais obrigações assumidas pelas organizações, expressas através dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) considerados nas matrizes de materialidade dos respectivos relatórios de sustentabilidade.

Neste contexto, a execução de estratégias de transformação digital para as empresas de energia se tornou vital para que esta equação do trilema seja resolvida com a urgência que o setor e a sociedade necessitam para impulsionar o crescimento e a prosperidade global. Não será possível atingirmos as metas de descarbonização sem a execução da transformação digital.

As tecnologias digitais emergentes da indústria 4.0 têm potencial de aumentar a produtividade, predizer e prevenir emissões de GEE2, desperdícios de energia, matéria prima e recursos da organização. Além disso permitem acelerar os resultados dos ODS, reduzindo os custos operacionais e oferecendo a possibilidade do uso estratégico dos dados não somente pela organização, mas por toda cadeia de valor, abrindo as portas para a criação de novos modelos de negócios. Estes pontos são urgentes pois estamos num momento de transformação e não somente de mudança.

Mudança significa fazer as mesmas coisas que vinham sendo feitas há anos durante o período da terceira revolução industrrial (foco no passado), porém com a adoção de novas tecnologias, promovendo melhorias operacionais e redução de custo de produção, logística e comercialização.

Transformação significa criar um novo futuro, usar estrategicamente os dados, criar novos modelos de negócios e gerar valor compartilhado por toda sociedade dentro de uma nova lógica de mercado da quarta revolução industrial (foco no futuro).

Já temos cerca de 10 anos desde que o período da quarta revolução industrial iniciou, e agora, face ao contexto que temos atualmente, tornou-se urgente a tomada de decisões efetivas para conduzirmos as organizações do setor de energia pela jornada da transformação digital.

As empresas do setor de petróleo, gás e energia precisam adaptar suas culturas organizacionais e abraçarem a transformação digital com a urgência que o momento exige, pois a necessidade de captação de capital a menores taxas, atração de novos talentos, diversificação do portifólio de negócios, pressão pela transição energética e restrições geopolíticas que temos presenciado, causarão transformações significativas em todo setor.

A transição energética não vai parar e deve ser ainda mais acelerada. Governos, organizações e instituições precisam agir rapidamente pois o impacto das mudanças climáticas estão sendo percebidos nos quatro cantos do planeta. A indústria global de energia assumiu o compromiso de construir um sistema de geração de energía que seja igualmente seguro, sustentável e acessível,  atendendo à demanda global por combustíveis e tendo um papel primordial na transição energética.

E na sua empresa?  Os movimentos corporativos estão conduzindo a uma mudança ou uma transformação?  Qual o senso de urgência em sua organização sobre este tema?

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Victor Venâncio, engenheiro de Produção / Mecatrônico com M.Sc e MBA pela FGV e Esade Business School, é Diretor de Transformação Digital Latam da Samson Group

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