Opinião

Gabriel Luaces, da Atlantic: Inovação e tecnologia de ponta na implantação de projetos eólicos

A crise hídrica que afeta os reservatórios nacionais mostra a importância da diversificação na matriz elétrica brasileira. O cenário é propício a novos empreendimentos

Por Fabio Couto

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A crise hídrica que afeta os reservatórios nacionais mostra a importância da diversificação na matriz elétrica brasileira. Em outubro, as eólicas geraram 51% da eletricidade no nordeste, enquanto a hídrica não passou dos 14%, comprovando a abundância dos ventos, que ao longo dos anos se consolidou como uma fonte energética madura e segura.

O cenário é propício a novos empreendimentos. Em junho, iniciamos a implantação do nosso primeiro complexo no Piauí, quinto maior produtor de energia eólica no Brasil. O Complexo Eólico Lagoa do Barro, a 580 KM de Teresina, é o segundo maior empreendimento da empresa, com investimento de R$ 1,2 bilhão. Aplicamos conceitos inovadores de tecnologia e engenharia, garantia de alta performance e produtividade com segurança. Para este projeto replicamos o modelo do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, nosso maior empreendimento, no Rio
Grande do Sul.

O novo empreendimento terá potência instalada de 195 MW, gerados por 65 aerogeradores em uma área de 2.854 hectares. O Grupo Nordex fornecerá o aerogerador AW125/3000, o mais potente do país, que possui tecnologia exclusiva e assegura o máximo aproveitamento da fonte. Os equipamentos têm 3 MW, rotor de 125 metros de diâmetro e pás de 61,2 metros, instalados acima das torres de concreto de 120 metros de altura.

Nosso investimento impulsionará a economia regional. A fábrica de torres de concreto será instalada dentro da obra de implantação do Complexo Eólico Lagoa do Barro, pioneira na produção de grandes componentes eólicos no Piauí. A estratégia reduz custos de logística, traz agilidade e potencializa a produção, além de gerar cerca de 700 empregos.
Outro diferencial do empreendimento é o capital humano: somos uma das poucas empresas do país que conta com equipes profissionais próprias in locu para fiscalizar a implantação, qualidade, prazos e demais atividades, garantindo o mínimo de impacto ambiental pelos próximos vinte anos de operação.

Junto com colaboradores e fornecedores, nós da Atlantic temos em nosso DNA soluções inovadoras e tecnologia de ponta, assegurando a máxima eficiência de nossos empreendimentos sempre de olho no desenvolvimento sustentável do país.

Gabriel Luaces é diretor de Operações da Atlantic Energias Renováveis

Outros Artigos