Revista Brasil Energia | Vitória PetroShow 2024

PPSA quer ter acesso ao SIE para vender gás na ponta do sistema

Tabita Loureiro, diretora técnica e presidente interina da PPSA, em entrevista à Brasil Energia durante o Vitória PetroShow, fala sobre as perspectivas para venda de gás no Sistema Integrado de Escoamento, bem como sobre os caminhos de futuro do Espírito Santo e onde a empresa pode atuar no estado.

Por Rosely Maximo

Compartilhe Facebook Instagram Twitter Linkedin Whatsapp

A PPSA está tentando incluir na pauta da próxima reunião do CNPE uma proposta de resolução que autorize a empresa a acessar o SIE – Sistema Integrado de Escoamento para vender o gás de partilha na saída do sistema, a partir do segundo semestre deste ano. Isso foi o que reforçou Tabita Loureiro, diretora técnica e presidente interina da PPSA, durante entrevista à Brasil Energia na Vitoria Petroshow.

“Caso a gente não consiga viabilizar ainda por meio dessa reunião do CNPE, que ainda está para ser agendada, a gente está discutindo soluções alternativas com a Petrobras, para que isso de fato aconteça”, complementou, confirmando ainda que a empresa pretende também realizar, em meados deste ano, um novo leilão de petróleo.

Loureiro considera que o Espírito Santo também reserva boas oportunidades para a estatal, já que o norte do polígono do pré-sal pega um pouco do estado do Espírito Santo. “A gente tem algumas oportunidades ali, como uma grande área chamada Hematita, que está sendo hoje estudada pela ANP como potencial para recomendar blocos nessa área para o CNPE aprovar. A gente já tem um bloco chamado Turmalina em estoque e a gente tem o Larimar que o CNPE recentemente aprovou (setembro/23). São áreas que poderão virar contratos de partilha dentro do estado do Espírito Santo”.

Fora do polígono do pré-sal, as perspectivas para o setor de O&G no Espírito Santo são muito favoráveis, no entender da presidente da PPSA. “Fiz uma pesquisa no site da ANP e vi 23 grupos econômicos já atuando em diferentes ambientes, no pré-sal, tem pós-sal, em shallow waters, em deep waters e no onshore. Em 2022 eram 215 poços produtores e em 2023 já foram 315”, completou.

Assista a entrevista:

Newsletter Opinião

Cadastre-se para receber mensalmente nossa newsletter com os artigos dos nossos Colunistas e Articulistas em Petróleo, Gás e Energia

Veja outras notícias sobre vitória petroshow 2024

Últimas