32 Brasil Energia, nº 483, 30 de outubro de 2023 combustíveis meta da NDC de redução de emissões de 29 MtCO2eq”. Os especialistas destacam que há “várias semelhanças entre o Brasil e a Indonésia, nomeadamente, grande disponibilidade de matéria-prima, clima tropical e dependência das importações de diesel”. “A riqueza do Brasil em recursos naturais oferece ao país uma boa oportunidade para aumentar a penetração dos biocombustíveis e, assim, ajudar a reduzir a lacuna para cumprir as metas da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) ao Acordo de Paris)”. Etanol Hoje, aproximadamente 46% dos veículos no Brasil são flex, mas apenas 33% deles são abastecidos com etanol. “Nas atuais condições de mercado, com as vendas de motores flex a 80% de todas as vendas do ciclo Otto, baixo crescimento da eletrificação e taxa de substituição de carros antigos, estimamos que os carros flex representarão 55% da frota até 2030”. Ao incentivar o consumo de etanol e aumentar a proporção de etanol utilizado nos produtos flexíveis existentes de 33% para 66%, o Brasil aumentaria o consumo de etanol até 2030 em 29%. O que reduzira as emissões em 11,6 MtCO2eq, assinalam os especialistas no estudo. Se esta mudança ocorrer em ritmo acelerado, com 100% dos motores flex consumindo etanol até 2030, prossegue a consultoria em seu relatório, o impacto nas emissões de efeito estufa do Brasil poderia saltar para 24,9 MtCO2eq. Isto exige que o etanol forneça 62% do combustível leve. A EPE espera que a oferta total de etanol no Brasil atinja 45 bilhões de litros em 2030, com participação crescente do etanol de milho. O setor de transporte é um dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE) e substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis, nos cáuculos da Oliver Wyman, pode ajudar o Brasil a fechar até 39% das metas constantes da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) ao Acordo de Paris, contribuindo para os esforços nacionais e globais de mitigação das alterações climáticas. Diesel Renovável A mistura de 5% de diesel verde em diesel diminuiria 7,2 MtCO2eq num cenário moderado, de acordo com o relatório. “Incentivar a produção de RD/HVO (óleo vegetal hidrogenado também conhecido como diesel verde) pode ter um importante benefício econômico e ambiental”. Segundo o cenário acelerado do estudo, se o país implementasse 10% de HVO, isso aumentaria a demanda para 5,8 bilhões de litros, equivalente a aproximadamente 8 novas biorrefinarias no país. “Alguns players já estão aproveitando a janela de oportunidade RD/HVO e anunciando novas usinas, potencialmente levando a substituir 3,5% da demanda de diesel em 2030”. n
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