e-revista Brasil Energia 483

32 Brasil Energia, nº 483, 30 de outubro de 2023 combustíveis meta da NDC de redução de emissões de 29 MtCO2eq”. Os especialistas destacam que há “várias semelhanças entre o Brasil e a Indonésia, nomeadamente, grande disponibilidade de matéria-prima, clima tropical e dependência das importações de diesel”. “A riqueza do Brasil em recursos naturais oferece ao país uma boa oportunidade para aumentar a penetração dos biocombustíveis e, assim, ajudar a reduzir a lacuna para cumprir as metas da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) ao Acordo de Paris)”. Etanol Hoje, aproximadamente 46% dos veículos no Brasil são flex, mas apenas 33% deles são abastecidos com etanol. “Nas atuais condições de mercado, com as vendas de motores flex a 80% de todas as vendas do ciclo Otto, baixo crescimento da eletrificação e taxa de substituição de carros antigos, estimamos que os carros flex representarão 55% da frota até 2030”. Ao incentivar o consumo de etanol e aumentar a proporção de etanol utilizado nos produtos flexíveis existentes de 33% para 66%, o Brasil aumentaria o consumo de etanol até 2030 em 29%. O que reduzira as emissões em 11,6 MtCO2eq, assinalam os especialistas no estudo. Se esta mudança ocorrer em ritmo acelerado, com 100% dos motores flex consumindo etanol até 2030, prossegue a consultoria em seu relatório, o impacto nas emissões de efeito estufa do Brasil poderia saltar para 24,9 MtCO2eq. Isto exige que o etanol forneça 62% do combustível leve. A EPE espera que a oferta total de etanol no Brasil atinja 45 bilhões de litros em 2030, com participação crescente do etanol de milho. O setor de transporte é um dos principais emissores de gases de efeito estufa (GEE) e substituir combustíveis fósseis por biocombustíveis, nos cáuculos da Oliver Wyman, pode ajudar o Brasil a fechar até 39% das metas constantes da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC) ao Acordo de Paris, contribuindo para os esforços nacionais e globais de mitigação das alterações climáticas. Diesel Renovável A mistura de 5% de diesel verde em diesel diminuiria 7,2 MtCO2eq num cenário moderado, de acordo com o relatório. “Incentivar a produção de RD/HVO (óleo vegetal hidrogenado também conhecido como diesel verde) pode ter um importante benefício econômico e ambiental”. Segundo o cenário acelerado do estudo, se o país implementasse 10% de HVO, isso aumentaria a demanda para 5,8 bilhões de litros, equivalente a aproximadamente 8 novas biorrefinarias no país. “Alguns players já estão aproveitando a janela de oportunidade RD/HVO e anunciando novas usinas, potencialmente levando a substituir 3,5% da demanda de diesel em 2030”. n

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