A Editora Brasil Energia é uma editora jornalística independente, com sede no Rio de Janeiro, especializada nos segmentos de Energia e Petróleo, provendo dados, análises e notícias através de diversas publicações.

Em 1979, no Rio de Janeiro, a Brasil Energy Publicações foi fundada pelo jornalista George Hawrylyshyn (1940-2011) e um grupo de amigos, tendo lançado em dezembro desse mesmo ano sua primeira publicação, a Brasil Energy, então uma newsletter em inglês, de periodicidade quinzenal.

Em março de 1982, a editora lançou o tabloide mensal em português Brasil Energia, que poucos anos depois adotou o formato revista e desde então tem sido a publicação líder do setor energético brasileiro. Ainda em 1982, o jornalista Celso Knoedt se juntou ao recém formado grupo editorial, tornando-se seu principal editor e, em 1991, um dos sócios-diretores da Editora Brasil Energia, empresa então formada como casa publicadora dos títulos Brasil Energy e Brasil Energia.

Novas publicações foram lançadas a partir de então, sempre focando o ambiente de negócios, engenharia, tecnologia, regulação e mercado do dinâmico setor energético brasileiro. Quando a internet ainda era um privilégio de acadêmicos, a cobertura jornalística semanal passou a ser enviada pelo “revolucionário” FaxNoticia (1991).

Depois, foram lançados a publicação Rio Capital Petróleo (1993), o site Brasil Energia Online (1996), os primeiros mapas georreferenciados sobre os ativos de petróleo, derivados, gás e energia elétrica e atualizados anualmente a partir do acervo do Banco de Dados da editora (1998), o anuário e site Guia de Petróleo (2001), o diário EnergiaHoje (2003), o Brasil Energy Daily (2007), o anuário Cenários Petróleo & Gás (2008), o anuário Cenários Eólica (2012),  o anuário Cenários Solar (2016) e o anuário Cenários Gás (2017), todos transformados em portais temáticos em 2018.

Entre janeiro de 2013 e dezembro de 2018, a revista Brasil Energia impressa circulou com edições separadas, uma para Energia, outra para Petróleo. Em janeiro de 2019, a revista Brasil Energia voltou a incorporar os dois segmentos econômicos, circulando semanalmente com edições digitais e bimestralmente com edições impressas.

Em julho de 2019, ano do 40o aniversário da editora, os sites BE Petróleo e Brasil Energia adotaram os títulos PetróleoHoje EnergiaHoje, respectivamente, diferenciando-se da revista Brasil Energia.