MME atualiza cronograma de leilões de transmissão de 2023 a 2025

Haverá cinco leilões com dois certames previstos por ano em 2024 e 2025; fora o leilão de junho deste ano, o próximo está agendado para o fim do ano

O MME divulgou ontem (22) a Portaria nº 67/GM/MME, delineando um cronograma de cinco leilões de transmissão que se estenderá de 2023 a 2025. O primeiro aconteceu em junho deste ano, resultando em R$ 15,7 bilhões em investimentos para a construção de linhas de transmissão, representando o maior leilão desse tipo já ocorrido no Brasil.

O próximo evento está programado para o fimdo ano e abrangerá a instalação da linha de transmissão em corrente contínua Graça Aranha – Silvânia, em tensão de 800 kV CC. A LT passará pelos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Para os anos de 2024 e 2025, estão previstos leilões em março e setembro de cada ano, totalizando dois certames por ano. A portaria de cronograma também indica as datas-limite, em cada leilão, para a assinatura dos Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão (CUST) por parte das distribuidoras, com transformadores de potência a serem licitados.

Cronograma

Fonte: MME

Matéria originalmente publicada no EnergiaHoje em 23 de agosto de 2023.

Comments are closed.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?