Manaus terá postos de GNV em todas as zonas da cidade até dezembro

Cigás planeja inaugurar mais dois postos, que encontram-se em fase de preparação da infraestrutura interna

A Cigás pretende implementar postos de GNV em todas as zonas de Manaus até dezembro deste ano. A previsão é construir mais três empreendimentos para facilitar o acesso de motoristas que optam pelo combustível.

A concessionária vai inaugurar dois postos, um na avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado, e outro na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova. Os empreendimentos estão interligados ao sistema de distribuição de gás natural, mas ainda estão em fase de preparação da infraestrutura interna.

Em nota, a Cigás informou que o sexto posto de GNV começou a funcionar recentemente na avenida Mário Ypiranga (zona centro-sul de Manaus). As construções estão dentro dos investimentos de R$ 45 milhões, anunciado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, em fevereiro deste ano.

De acordo com o técnico-comercial da distribuidora, Clovis Correia Junior, o segmento de GNV ganhou força nos últimos anos no estado dada a redução de gastos observada entre motoristas. A concessionária calculou que a economia no abastecimento pode chegar a 38%.

O volume distribuído entre postos de GNV estava em 23,5 mil m³/dia nos primeiros três meses de 2022 e passou para 23,6 mil m³/dia no mesmo intervalo em 2023.

Incentivos no Mato Grosso do Sul

Já a MSGás começou a entregar, por meio de uma iniciativa com o governo do estado, um “Voucher GNV Gás” no valor de R$ 1 mil para os motoristas que fizerem novas conversões. Conforme comunicado divulgado na sexta-feira (18), a concessionária entrega a quantia por meio de um cartão de crédito aos interessados.

O estado também apresenta isenção total do IPVA para veículos movidos a gás, de taxas de vistoria e documentação cobradas pelo Detran-MS e das taxas de serviço no processo de conversão. Além disso, o ICMS passou de 17% para 12% para expansão da rede de GNV em junho deste ano.

As ações integram um plano do governo do estado de reduzir as emissões de carbono até 2030.


Matéroa originalmente publicada no EnergiaHoje em 21 de agosto de 2023.

Comments are closed.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?