Aliança Energia moderniza unidade geradora 3 da UHE Funil
Terceira e última fase do projeto de modernização da usina teve início no dia 31 de julho, e a previsão de término das obras é de 90 dias
A Aliança Energia segue com as obras de modernização da hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões, no Sul de Minas Gerais. A terceira e última fase do projeto de modernização da usina teve início no dia 31 de julho e contempla a modernização da Unidade Geradora 3, vertedouro e tomada d’água. A previsão de término das obras é de 90 dias.
Na UHE estão sendo modernizados os sistemas de supervisão, controle, proteção, regulação de velocidade e tensão, bem como toda a instrumentação. Quando a obra estiver concluída, a tomada d’água terá um painel integrado para controle e supervisão das comportas dessa estrutura, bem como redundância do vertedouro.
As comportas do vertedouro serão equipadas com nova instrumentação e painéis de controle de última geração, alinhados com as mais avançadas tecnologias. Cerca de 50 colaboradores estão empenhados no desenvolvimento dessas atividades em campo.
Funil tem potência instalada de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil pessoas.
Matéria originalmente publicada no EnergiaHoje em 28 de agosto de 2023.
Comments are closed.