3R inicia venda de gás natural no mercado livre do Espírito Santo
O contrato, assinado com a ES Gás, foi possibilitado pelo acordo de processamento de gás na UTG de Cacimbas, assinado anteriormente com a Petrobras
A 3R Petroleum assinou contrato com a ES Gás para o fornecimento de 400 mil m³/dia de gás natural até dezembro de 2025, informou a companhia em comunicado nesta sexta-feira (14). O contrato marca a entrada da 3R no mercado livre de gás do Espírito Santo após a assinatura, com a Petrobras, do contrato de processamento de gás na Unidade de Tratamento de Gás Natural de Cacimbas (UTGC), em Linhares (ES).
Volumes de produção superiores ao estabelecido no contrato poderão ser negociados entre as partes e/ou ofertados no mercado livre de gás natural, informa a 3R no comunicado. O gás será proveniente do campo de Peroá, que faz parte do Polo Peroá, formado pelos campos Peroá, Cangoá e pela concessão BM-ES-21, na Bacia do Espírito Santo. Em junho deste ano, o Polo produziu cerca de 561 mil m³ de gás.
“A comercialização no mercado livre era uma das oportunidades que a 3R Petroleum já vinha observando. O contrato firme com a ES Gás é o primeiro celebrado após o acordo com a Petrobras no Espírito Santo, que permitiu o acesso à infraestrutura de processamento, possibilitando a entrada no mercado livre de gás produzido no Polo Peroá”, afirmou Rachid Félix, Diretor Comercial e Corporativo da 3R, em comunicado.
A 3R também possui, em seu portfólio, o contrato de comercialização de gás natural com a Bahiagás, assinado em maio de 2022. O contrato, com vigência até dezembro deste ano, é referente ao gás produzido nos polos Recôncavo e Rio Ventura, ambos operados pela companhia e localizados na Bacia do Recôncavo.
O Polo Peroá foi adquirido do plano de desinvestimentos da Petrobras em fevereiro de 2021.
Matéria originalmente publicada em 14 de julho no PetróleoHoje.
Comments are closed.